No passado dia 16 de outubro, a propósito do Dia Mundial da Alimentação, a SIC Esperança, em parceria com a Filmideia e a Brandline, promoveu a antestreia do filme Dimensão S, uma comédia musical infanto-juvenil que aborda a importância dos bons hábitos alimentares de forma divertida e pedagógica. O filme Dimensão S é realizado por Nuno Vieira através da Fimideia e conta com as participações de Mariana Pacheco, Margarida Serrano, Noémia Costa, Diogo Leite, Pedro Andrade e Pedro Jorge, o tão reconhecido mini masterchef.

O lançamento deste filme é a primeira iniciativa oficial do projeto Movimento S, que tem como base o combate à obesidade infantil e o seu objetivo é criar uma corrente capaz de mobilizar crianças, pais e professores para a adoção de um estilo de vida saudável, através da mudança de hábitos alimentares e da inclusão da prática de exercício físico na sua rotina.  Este projeto será dividido em três fases: a primeira corresponde ao lançamento do filme, que passa a estar disponível gratuitamente para as escolas até 10 de dezembro, aos dias úteis às 10h em todas as salas NOS. A segunda fase baseia-se num concurso a nível nacional destinado às escolas com o tema do combate à obesidade infantil e na terceira fase o objetivo é promover um roadshow pelo país onde serão desenvolvidas várias iniciativas junto da comunidade como workshops de receitas saudáveis ou aulas de dança. O projeto contempla ainda a produção de um programa de televisão a estrear na SIC Mulher.

A Obesidade Infantil é considerada pela OMS a epidemia global do século XXI. Em Portugal cerca de 30% das crianças tem excesso de peso. Com este projeto pretende-se contribuir para diminuir esta percentagem e para que as crianças façam escolhas mais saudáveis, bem como criar uma mudança de mentalidade na sociedade portuguesa, contribuindo, desta forma, para a sua consciencialização sobre um dos maiores flagelos do século XXI, a obesidade. 

A concretização deste projeto só foi possível graças ao contributo de várias entidades, como a Porto Editora, Fundação BF, NOS cinemas, DGE, AEEP, CONFAP e CPE Clínicas.

Related Posts