Sobre Nós

SIC ESPERANÇA

Contextualização Histórica 

Desde a sua fundação o Grupo Impresa demonstrou, na sua estratégia e gestão organizacional, preocupações de natureza social, promovendo e desenvolvendo iniciativas sustentáveis, a nível económico, ambiental, cultural e social. Como uma organização emergente da sociedade civil e um meio de comunicação privilegiado, procurou consciencializar e intervir nos problemas que afetam a realidade nacional. A solidariedade nunca foi encarada apenas como uma forma de filantropia ou caridade, mas como uma prática de responsabilidade social e de compromisso perante os diferentes stakeholders, incentivando-os, igualmente, a uma conduta socialmente responsável.  Nesse sentido, e tendo como objetivo centralizar e expandir a intervenção na área social é fundada, a 6 de outubro de 2003, a SIC Esperança. Em janeiro de 2007 é reconhecida como entidade de superior interesse público e adquire o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a única integrada num grupo de comunicação social em Portugal. 

 

Quem Somos

A SIC Esperança é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de utilidade pública, transversal a todas as empresas do Grupo Impresa, cujo principal objetivo é sensibilizar a sociedade civil para os problemas sociais existentes em Portugal e contribuir para os resolver. Até 2015, a direção da SIC Esperança escolhia anualmente um tema que pautaria a sua atuação ao longo desse ano. Após a escolha do mesmo, era levada a cabo uma investigação exaustiva de instituições cujas áreas de intervenção se enquadrassem na temática definida, sendo-lhes solicitados projetos, cuja concretização fosse sustentável. Paralelamente eram criados projetos de raiz, sendo procurados, posteriormente, parceiros no terreno para a implementação dos mesmos.  Atualmente, não existe uma temática anual fechada. No entanto todos os projetos desenvolvidos obedecem a uma estratégia organizacional predefinida, que visa a criação de uma imagem coerente e de confiança. A seleção dos projetos depende de um conjunto de critérios internos, sendo o impacto real junto dos beneficiários e a autossustentabilidade prioritários. Com efeito, promover junto das instituições comportamentos que fomentem a sustentabilidade ambiental, cultural, económica e social a médio e longo prazo, é abrir o caminho para a autonomia financeira das mesmas.

 

Parceiros

Os parceiros desempenham um papel fulcral na atividade da SIC Esperança. São eles: as empresas, junto das quais a SIC Esperança procura financiamento para os projetos, e as instituições que estão no terreno e implementam os projetos. Por outro lado, há também parcerias que resultam das próprias empresas que recorrem à SIC Esperança para os ajudar no exercício da sua responsabilidade social. Em qualquer dos casos, cabe à SIC Esperança planear, executar e monitorizar a implementação dos projetos próprios ou de outras instituições, num período nunca inferior a um ano, e prestar contas ao financiador das verbas aplicadas e dos resultados alcançados. A comunicação dos resultados dos projetos implementados foi um dos compromissos assumidos desde início pela SIC Esperança, como forma de credibilizar a solidariedade, responsabilizar as instituições e disseminar boas práticas. 

 

SIC Esperança – Vale a Pena Acreditar!

Missão

Enquanto entidade que lidera a responsabilidade social do grupo Impresa, a SIC Esperança
sensibiliza a sociedade civil para os problemas sociais existentes em Portugal e contribui para a
sua resolução

Visão

A SIC Esperança ambiciona ser a instituição com a maior capacidade de mobilização social de
Portugal, com vista à construção de um país mais justo e menos desigual.

Valores

Integridade; Compromisso; Transparência;

 Confiança; Inovação; Rigor;

Accountability;  Sustentabilidade