Neste Dia Mundial da Criança a aTTitude IPSS inicia o lançamento de uma série de 19 vídeos tutoriais para cuidadores informais de crianças em cuidados paliativos pediátricos. Este projeto audiovisual, apoiado pela SIC Esperança em parceria com a Porto Editora, explora temas como atividades da vida diária, utilização de dispositivos ou o controlo de sintomas. Um projeto que pretende capacitar os cuidadores e melhorar o bem estar das crianças que se encontram nesta situação.

A visão dos cuidados paliativos pediátricos consiste em assegurar que desde o diagnóstico todos os utentes em idade pediátrica (recém-nascidos, crianças e jovens até aos 18 anos) que vivem com uma doença crónica complexa, grave ou limitante, e suas famílias, recebam cuidados que vão ao encontro das suas necessidades, desejos e preferências, até e para além da morte. “De acordo com esta premissa e a atual situação de pandemia, que comprometeu significativamente a prestação de cuidados de saúde, a aTTitude criou o Projeto “Tutoriais para cuidadores informais em cuidados paliativos pediátricos”, por considerar prioritário e urgente o investimento na área dos cuidados paliativos pediátricos. Relembramos que Portugal continua a ser um dos países da Europa Ocidental que apresenta menor desenvolvimento nesta área de cuidados de saúde”, refere Bibi Sattar Marques, Presidente da aTTitude.

Este projeto teve inicio em 2018, quando a aTTitude foi a associação escolhida para beneficiar da campanha de natal desenvolvida pela SIC Esperança em parceria com a Porto Editora.

Os 19 tutoriais, que podem ser consultados no site oficial da aTTitude aqui.

Related Posts